Pular para o conteúdo principal
Governança de TI com Qualidade
Quando falamos em qualidade, inconscientemente imaginamos algo que beire a perfeição, que esteja acima de todos os padrões que existem. Entretanto, qualidade significa conformidade com requisitos estabelecidos. Isso faz com que todos quebrem alguns paradigmas, pois para produzimos algo com qualidade devemos prestar atenção aos requisitos estabelecidos e não em uma imagem de perfeição sem qualquer tipo de erro ou variação.
Onde este conceito se aplica em Governança de TI? Em todo o ciclo de processos, pois, para produzirmos com qualidade, devemos estabelecer primeiro quais são os requisitos a serem atingidos. Todos os requisitos estabelecidos devem sempre levar em conta prazos, metas e, um dos pontos mais importantes, custo. Ao se falar em custo é necessário observá-los para identificar se o que foi estabelecido está de acordo, estaremos proporcionando um desalinhamento entre TI e negócio, ferindo o objetivo maior da Governança de TI.
Para implementarmos a Governança TI com qualidade, podemos e devemos estabelecer requisitos de qualidade para os processos internos. Um exemplo desses requisitos são as métricas dos processos, onde é possível identificar o desempenho de acordo com as medições obtidas. Outro exemplo são as metas estabelecidas, definir que um processo deverá atender ao nível 3 de maturidade ou cobit em um determinado período também está relacionado aos requisitos de qualidade.
Podemos, então, identificar os níveis de qualidade de Governança de TI por meio do alcance dos requisitos estabelecidos aos processos e pensarmos em melhorias contínua, onde é possível revisar os requisitos em períodos anuais, por exemplos, e aprimorar nossos processos, também podemos demonstrar o indicador de qualidade de governança , consolidando todos os requisitos estabelecidos e demonstrando um percentual de qualidade estabelecido e, ao passar do tempo,com informações históricas é possível avaliar a tendência desse mesmo indicador.
Governança de TI com qualidade deve ser feita dando-se um passo de cada vez, estabelecendo-se um ritmo para aprimoramento de requisitos e processos, visando manter o objetivo maior de governança, que é o alinhamento entre TI e negócio.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Curso de Google AdSense

Como ganhar dinheiro com AdSense Hoje em dia muita gente quer saber  como ganhar dinheiro com AdSense , já que essa é uma forma de criar um negócio muito lucrativo na Internet, que pode ser desenvolvido com um baixo investimento e trabalhando em casa, uma fórmula que é um verdadeiro sonho de trabalho. Existem atualmente diversas opções para quem deseja ganhar dinheiro na Internet. Você pode montar uma loja virtual, uma consultoria online, publicar vídeos no YouTube ou criar um blog, entre outras opções, mas qual dessas opções pode ser desenvolvida com o menor investimento possível e até mesmo nas horas vagas? É essa busca que vem alimentando a curiosidade sobre  como ganhar dinheiro com AdSense . Muita gente já percebeu, que através do programa de afiliado do Google, é possível montar um negócio extremamente lucrativo, com um investimento mínimo. Neste artigo, vamos expor, desde as bases do Google AdSense, como o conceito por trás do programa, até questões mais avanç...

Homologação de Sistemas (Tipos de Testes)

Homologação de Softwares Testes de Unidade:     Estágio mais baixo da escala e testes, sendo aplicados nos menores componentes de código criados, visando garantir que estes atendem ás especificações funcionais e de arquitetura, Normalemente feito pelo programador. Testes de Iteração ou Integração:  Testes de sistema ao término de cada iteração, dentro de um ambiente operacional controlado, para validar a exatidão e perfeição na execução de suas funções, referentes aos casos de uso da iteração. Normamente feito pelo analista de sistema para um módulo ou conjunto de programas. Testes de Aceitação:  É a última ação de testes antes da implantação do software, sendo de responsabilidade do cliente. O objetivo deste testes é verificar se o software está pronto e pode ser usado por usuários finais para executar as funções  tarefas para as quais foi construído. Normalmente feito pelo usuário em ambiente de homologação. Tipos de Testes de -Funciona...

Qualidade de Testes

          Analista de Qualidade / Testes A qualidade dos softwares em tempo dedicado ao desenvolvimento traz vários benefícios para que o sistema seja totalmente confiável e que esteja em funcionalidade e não traga consigo a carga desgastante sem falar no valor que se gasta com o tempo ao coloca-lo em produção sem corrigir todos os defeitos que nele se encontra. Para que isso seja possível, é preciso que o processo de teste, assim como o processo de desenvolvimento, tenha também um ciclo de vida.             Ciclo de vida dos testes:             1- Planejamento             2- Preparação             3- Especificação             4- Execução             5- Entrega  Existem outros ciclos de vidas de testes que iremos abortar em outros artigos publicado aqui mesmo nesses...