Pular para o conteúdo principal

A Origem da Internet

Para se entender o conceito de Internet, a rede mundial de computadores (World Wide Web), deve regressar-se às décadas de 1960 e 1970 para se entender como se tornou um dos meios de comunicação mais populares em todo o mundo. Teve origem no período da guerra fria entre os Estados Unidos da América e a ex-União Soviética.
O governo norte-americano queria desenvolver um sistema em que os seus computadores militares rapidamente conseguissem trocar informações entre si, de uma base militar para outra e que em caso de ataque nuclear os dados não se perdessem.
  Queria uma tecnologia em que fosse “impossível” perder a informação. Foi desta forma que surgiu então a ARPANET, o antecessor da Internet, um projeto iniciado pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos. Este sistema garantia a integridade da informação caso uma das ligações de rede sofresse um ataque inimigo, pois o tráfego de informação poderia ser automaticamente encaminhado para outras ligações. O mais curioso é que raramente a rede sofreu ataques dos inimigos. Em 1991, durante a Guerra do Golfo, certificou-se que esse sistema realmente funcionava, devido à dificuldade dos Estados Unidos para derrubar a rede de comando do Iraque, que usava o mesmo sistema.
  O sucesso do sistema criado pela ARPANET foi enorme, tanto que as redes foram encaminhadas para as áreas de pesquisas científicas de várias Universidades. Com isto, a ARPANET começou a ter dificuldades em administrar todo este sistema, devido ao grande e crescente número de pólos universitárias contidas nela. Houve uma época nos Estados Unidos em que nem sequer se cogitava a possibilidade de comprar computadores prontos, já que a diversão estava em montá-los.
  A mesma lógica se deu com a Internet. Jovens da “contra cultura”, contribuíram decisivamente para a formação da Internet como hoje é conhecida. Um esquema técnico denominado Protocolo de Internet (Internet Protocol) permite que o tráfego de informações seja caminhado de uma rede para outra. A Internet não possui dono, é livre.
  Contudo, a Internet como hoje conhecemos, com toda a sua interatividade, como base de redes interligadas de computadores e seus conteúdos multimídia, só se tornou possível pela contribuição do cientista Tim Berners-Lee e ao CERN (Centro Europeu de Pesquisas Nucleares), que criaram a World Wide Web, inicialmente ligando sistemas de pesquisa científicas e mais tarde acadêmicas, ligando universidades; a rede coletiva ganhou uma maior divulgação pública a partir dos anos 1990.
Foi assim que surgiu a Internet como a conhecemos hoje.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Curso de Google AdSense

Como ganhar dinheiro com AdSense Hoje em dia muita gente quer saber  como ganhar dinheiro com AdSense , já que essa é uma forma de criar um negócio muito lucrativo na Internet, que pode ser desenvolvido com um baixo investimento e trabalhando em casa, uma fórmula que é um verdadeiro sonho de trabalho. Existem atualmente diversas opções para quem deseja ganhar dinheiro na Internet. Você pode montar uma loja virtual, uma consultoria online, publicar vídeos no YouTube ou criar um blog, entre outras opções, mas qual dessas opções pode ser desenvolvida com o menor investimento possível e até mesmo nas horas vagas? É essa busca que vem alimentando a curiosidade sobre  como ganhar dinheiro com AdSense . Muita gente já percebeu, que através do programa de afiliado do Google, é possível montar um negócio extremamente lucrativo, com um investimento mínimo. Neste artigo, vamos expor, desde as bases do Google AdSense, como o conceito por trás do programa, até questões mais avanç...

Homologação de Sistemas (Tipos de Testes)

Homologação de Softwares Testes de Unidade:     Estágio mais baixo da escala e testes, sendo aplicados nos menores componentes de código criados, visando garantir que estes atendem ás especificações funcionais e de arquitetura, Normalemente feito pelo programador. Testes de Iteração ou Integração:  Testes de sistema ao término de cada iteração, dentro de um ambiente operacional controlado, para validar a exatidão e perfeição na execução de suas funções, referentes aos casos de uso da iteração. Normamente feito pelo analista de sistema para um módulo ou conjunto de programas. Testes de Aceitação:  É a última ação de testes antes da implantação do software, sendo de responsabilidade do cliente. O objetivo deste testes é verificar se o software está pronto e pode ser usado por usuários finais para executar as funções  tarefas para as quais foi construído. Normalmente feito pelo usuário em ambiente de homologação. Tipos de Testes de -Funciona...

Qualidade de Testes

          Analista de Qualidade / Testes A qualidade dos softwares em tempo dedicado ao desenvolvimento traz vários benefícios para que o sistema seja totalmente confiável e que esteja em funcionalidade e não traga consigo a carga desgastante sem falar no valor que se gasta com o tempo ao coloca-lo em produção sem corrigir todos os defeitos que nele se encontra. Para que isso seja possível, é preciso que o processo de teste, assim como o processo de desenvolvimento, tenha também um ciclo de vida.             Ciclo de vida dos testes:             1- Planejamento             2- Preparação             3- Especificação             4- Execução             5- Entrega  Existem outros ciclos de vidas de testes que iremos abortar em outros artigos publicado aqui mesmo nesses...