Ciclo de vida de Desenvolvimento de Software (CVDS)
Os ciclo de vida de desenvolvimento de software (cvds) são bastante diversos, e, em todos eles, sempre haverá atividades inerentes aos testes. Apresentamos a seguir um ciclo de vida básico com a finalidade específica de demonstrar as principais atividades que ocorrem durante o desenvolvimento de um software.
Estudo preliminar
A fase de estudo preliminar começa com o reconhecimento de um problema e a identificação de uma necessidade. Durante essa fase, valida-se a necessidade, e o projeto é jutisficado e aprovado no alto nível da organização. Em geral é feito um anteprojeto (business case), no qual são exploradas as alternativas de solução para que atenda melhor às necessidade identificadas. Essa solução é orçada, e seus beneficios são apurados. Muitas vezes, realiza-se um estudo de custo versus beneficio para apoiar o processo de decisão.
Análise dos requisitos
Nesta fase são definidos os requisitos e eladora-se um planejamento detalhado para o ciclo de vida de desenvolvimento do sistema. Os requisitos são coletados, validados e aprovados de acordo com as políticas e metodologia adotadas pela organização.
É importante que os controles internos as primeiras informações necessárias para a realização dos testes, tais como as regras para testar os requisitos e os pré requisitos que permitem tal realização.
Os requisitos podem ser - e geralmente são - modificados nas fases seguintes, quando se adquire um melhor entendimento do problema.
Ainda nesta fase é preparado o Plano de Projeto, que define os objetivos e as atividades para as fases seguintes, o que inclui cronograma, recursos, orçamento, produtos intermediários, atividades de gestão, análise de riscos e os diversos planos previstos no modelo do Project Management Institute (PMI). Inclui-se ainda o Plano de Teste, que contempla o planejamento das principais atividades de teste, vem como os recursos e os prazos para realizá-los. O Plano de Projeto documenta a forma como o projeto será executado para atingir o objetivo para o qual foi criado o Plano de Projeto não é fixo, mas deve ser atualizado sempre que certos eventos o justifiquem, como a ocorrência de um risco ou uma mudança no escopo do projeto.
Desenho do Sistema
As atividades executadas durante esta fase resultam na especificação da solução para os diversos aspectos que compõem um sistema: funcionalidade (como os usuários verão o sistema), dados (modelo e estrutura dos dados ) e técnica (modelo de rede e de operação do sistema).
O Plano de Projeto ( prazos, orçamento, produtos etc.) deve ser revisto para espelhar as novas informações e fornecer maior precisão aos planos.
Construção
Esta fase visa transformar os modelos em realidade, e suas atividades resultam em programas prontos e testados. Nos programas preparados, devem ser aplicados os testes unitários conforme os planos de teste e os casos de testes preparados.
Além disso, os manuais de treinamento, do usuário e de manutenção são preparados nesta fase, como também o Plano de Instalação, que específica o método e os detalhes da instalação do sistema.
Fase 4 - Implantação
Nesta fase são efetuados os testes de integração e de sistema. Para os propósitos de validação, o sistema deve ser executado com dados de testes, e os testes de campo devem ser realizados em um ou mais locais operacionais representativos. O sistema tem de ser certificado quanto a sua adequação técnica em atender aos requisitos de segurança antes da homologação e da instalação. Antes da certificação, todos os resultados das verificações devem ser documentados e comparados cm as situações antes e depois. Finalmente, o sistema deve ser aceito pelo usuário ou cliente.
Fase 6 - Operação
Os objetivos desta fase são:
Os ciclo de vida de desenvolvimento de software (cvds) são bastante diversos, e, em todos eles, sempre haverá atividades inerentes aos testes. Apresentamos a seguir um ciclo de vida básico com a finalidade específica de demonstrar as principais atividades que ocorrem durante o desenvolvimento de um software.
Estudo preliminar
A fase de estudo preliminar começa com o reconhecimento de um problema e a identificação de uma necessidade. Durante essa fase, valida-se a necessidade, e o projeto é jutisficado e aprovado no alto nível da organização. Em geral é feito um anteprojeto (business case), no qual são exploradas as alternativas de solução para que atenda melhor às necessidade identificadas. Essa solução é orçada, e seus beneficios são apurados. Muitas vezes, realiza-se um estudo de custo versus beneficio para apoiar o processo de decisão.
Análise dos requisitos
Nesta fase são definidos os requisitos e eladora-se um planejamento detalhado para o ciclo de vida de desenvolvimento do sistema. Os requisitos são coletados, validados e aprovados de acordo com as políticas e metodologia adotadas pela organização.
É importante que os controles internos as primeiras informações necessárias para a realização dos testes, tais como as regras para testar os requisitos e os pré requisitos que permitem tal realização.
Os requisitos podem ser - e geralmente são - modificados nas fases seguintes, quando se adquire um melhor entendimento do problema.
Ainda nesta fase é preparado o Plano de Projeto, que define os objetivos e as atividades para as fases seguintes, o que inclui cronograma, recursos, orçamento, produtos intermediários, atividades de gestão, análise de riscos e os diversos planos previstos no modelo do Project Management Institute (PMI). Inclui-se ainda o Plano de Teste, que contempla o planejamento das principais atividades de teste, vem como os recursos e os prazos para realizá-los. O Plano de Projeto documenta a forma como o projeto será executado para atingir o objetivo para o qual foi criado o Plano de Projeto não é fixo, mas deve ser atualizado sempre que certos eventos o justifiquem, como a ocorrência de um risco ou uma mudança no escopo do projeto.
Desenho do Sistema
As atividades executadas durante esta fase resultam na especificação da solução para os diversos aspectos que compõem um sistema: funcionalidade (como os usuários verão o sistema), dados (modelo e estrutura dos dados ) e técnica (modelo de rede e de operação do sistema).
O Plano de Projeto ( prazos, orçamento, produtos etc.) deve ser revisto para espelhar as novas informações e fornecer maior precisão aos planos.
Construção
Esta fase visa transformar os modelos em realidade, e suas atividades resultam em programas prontos e testados. Nos programas preparados, devem ser aplicados os testes unitários conforme os planos de teste e os casos de testes preparados.
Além disso, os manuais de treinamento, do usuário e de manutenção são preparados nesta fase, como também o Plano de Instalação, que específica o método e os detalhes da instalação do sistema.
Fase 4 - Implantação
Nesta fase são efetuados os testes de integração e de sistema. Para os propósitos de validação, o sistema deve ser executado com dados de testes, e os testes de campo devem ser realizados em um ou mais locais operacionais representativos. O sistema tem de ser certificado quanto a sua adequação técnica em atender aos requisitos de segurança antes da homologação e da instalação. Antes da certificação, todos os resultados das verificações devem ser documentados e comparados cm as situações antes e depois. Finalmente, o sistema deve ser aceito pelo usuário ou cliente.
Fase 6 - Operação
Os objetivos desta fase são:
- Implementar o Modelo de Operação do sistema, incluindo a expansão para a instalação em outros locais.
- Iniciar a operação continuada do sistema
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