Qual a Documentação irá definir os testes ?
O objetivo principal do processo de teste é simplesmente encontrar o maior número possível de defeitos no software. Essa talvez seja a grande missão da equipe de teste; no entanto, esse universo pode ser mais bem delimitado pelo gerente de testes, de modo que o Plano de teste, os casos de teste, os script de teste, os dados de teste e outros artefatos sejam produzidos corretamente. Esses objetivos definidos, em forma de resultados esperados ou indicadores mensuráveis, poderão fazer parte do documento Estratégia de teste, pois muitas vezes irão se confundir com os riscos levantados a partir da análise de riscos. Por exemplo, o tempo de resposta alto pode ser um risco, mas garantir um tempo de resposta adequado ás necessidades do negócio poderá ser um objetivo a se alcançar.
Os documentos básicos para definir os objetivos de teste são os requisitos do negócio, e, caso tais requisitos não se encontrem disponíveis ou estejam mal definidos, os objetivos poderão ser buscados em reuniões com os usuários ou desenvolvedores. Algumas empresas criam requisitos de teste a partir dos requisitos do negócio. Os objetivos servem para ajudar a definir também o escopo do projeto de teste, atividade importante no gerenciamento de projetos.
Esses riscos ajudam a definir os objetivos do projeto de teste, que nortearão todo o trabalho e servirão também de subsídio para o controle de qualidade final.
A prática de gerar os requisitos de teste a partir dos requisitos do negócio facilita de modo considerável traçar objetivos capazes de cobrir todas as necessidades especificadas pelos usuários. Isso também permite garantir que sejam cobertos todos os requisitos que precisam ser testados. O ideal seria manter uma linha conectando cada requisito aos correspondentes casos de teste, ou seja, ao executarmos um ou mais casos de teste, já poderíamos identificar a qual requisito eles se referem.
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